O assunto parece bobo, mas muitas vezes a gente fala sem saber o significado daquilo que estamos dizendo, apenas repetimos o que nos acostumados a ouvir. Um bom exemplo disso são as siglas – conjunto das letras ou sílabas iniciais de um nome formado por diversas palavras.

As siglas em inglês são super usadas na Internet. Muitas delas, são populares também em chats e mensagens de texto — para encurtar as palavras. Outras fazem parte da vida profissional de muita gente. Seja em e-mails ou outros materiais. Dividem-se em acronyms e initialisms. Os acronyms (acrônimos) derivam da junção de duas palavras que vêm do latim. “Acro”, que significa “começo” + “onym”, que significa “nome, palavra”.

Quando as siglas em inglês são simplesmente uma junção de letras que iniciam duas palavras, são conhecidas como initialisms. Como exemplo podemos citar: UN (United Nations), CD (compact disc). ( www.mosalingua.com)

 

Confira abaixo 22 siglas que você vê ou fala frequentemente, mas não faz nem ideia do que significa

 

1. TBT:

Throwback Thursday – Throwback Thursday é uma gíria popular que traduzido significa Quinta-feira do retorno ou Quinta-feira da nostalgia, costuma-se ser incluída em legendas para fotos antigas que os usuários publicam às quintas-feiras.

 

2. APP:

A sigla vem da palavra em inglês Application, que significa aplicação. O App é um software para dispositivos eletrônicos que auxiliam os usuários a realizar determinadas tarefas.

 

3.OMG:

Expressão utilizada em mensagens de texto que Significa “oh my god” or “oh my gosh.” ou “meu deus”.

 

4.WTF:

Vai uma muito usada, WTF significa what the fuck. Traduzindo de uma maneira mais sutil, “mas que droga“… Desnecessário fazer a tradução literal.

 

5.LOL:

Outra expressão comum utilizada na cultura bate-papo on-line, isso significa “Laughing Out Loud” ou “Rindo Muito”.

 

6.API:

“Application Programming Interface” é um conjunto de regras sobre como partes do software interagem. As ferramentas de gerenciamento de mídia social, como o Social Report, usam as APIs do Facebook, Twitter e outras redes para publicar e agendar, e até disponibilizamos nossos próprios dados por meio de uma API para serem exportados do sistema.

 

7.CMS:

Content Management System” é a ferramenta que você usa para editar, programar e publicar qualquer material escrito para a web.
Ex: wordpress.

 

8.CTA:

“Call to Action” pede ao leitor para fazer alguma coisa. Geralmente, trata-se de uma ação específica relacionada à criação da presença social da empresa ou ao envolvimento em uma campanha de marketing. (www.socialreport.com)

 

9.DIY:

Do It Yourself. Esse é um termo frequente nos tutoriais do YouTube ou em qualquer material de instrução, já que significa “faça você mesmo“.

 

10.SEO:

Search Engine Optimization que são as técnicas que otimizam o posicionamento do seu site no Google.

 

11.WWW

World Wide Web ou, em português, rede de alcance mundial.

 

12.AM e PM:

Utilizadas para definir o período do dia em que estamos, estas siglas se originam do latim e significam Ante Meridiem (antes do meio-dia) – AM e Post Meridiem (depois do meio-dia) – PM.

 

13.SUV:

A sigla SUV vem do inglês, o termo foi importado dos Estados Unidos e designa um Sport Utility Vehicle, ou “veículo utilitário esportivo”, em português. … Esses veículos combinam com sucesso recursos para a condução em off-road, incluindo maior tração e suspensão flexível, com conforto e estilo.

 

14.VHC:

Sigla utilizada pela Chevrolet representa Very High Compression, ou seja, motor de alta compressão, o que na prática quer indicar mais potente do que o motor normal.

 

15.DJ:

Disk Jockey ou discotecário, em português. É o/a profissional que seleciona e reproduz as mais diferentes composições musicais para um público específico.

 

16.PC:

Do inglês Personal Computer, que quer dizer Computador Pessoal, destinado ao uso individual ou a um pequeno grupo de indivíduos.

 

17.SOS:

Abreviação da expressão inglesa utilizada internacionalmente como pedido de socorro, Save Our Souls, que significa Salve Nossas Almas.

 

18.AM e FM:

Significam, respectivamente, Amplitude Modulada (AM) e Freqüencia Modulada (FM). Essa é em português!!

 

19.BLOG:

Contração dos termos em inglês web e log, “diário da rede”.

 

20.CPU:

É a sigla para Central Process Unit, ou Unidade Central de Processamento – o principal item de hardware do computador.

 

21.ISO:

International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização) é uma organização fundada em 1946 com sede em Genebra, na Suíça, que tem como propósito desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.

 

22.RAP:

É a abreviação da expressão em inglês “Rhythm and Poetry”, ritmo e poesia em português. Estilo musical que surgiu nos anos 60 na Jamaica, e levado para os bairros pobres da cidade de Nova Iorque.

 

E aí? Tem alguma sigla ou acrônimo que você ainda não sabia o significado?

Manda aí nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *