O que é o Fartlek

Fartlek é uma palavra de origem sueca e significa “jogo de velocidade”. O treino foi usado pela primeira vez por um técnico de atletismo chamado Gösta Holmér, onde seu objetivo era ensinar os atletas a quebrar o ritmo durante provas de cross country e maratonas. Na década de 1940, ao chegar nos Estados Unidos, o treinamento foi adaptado e por mostrar seu potencial de utilizar tanto o sistema aeróbico quanto anaeróbico em uma mesma sessão, acabou se popularizando entre corredores do mundo inteiro.

O principal diferencial do fartlek é não dar descanso ao corredor. Diferente dos treinos convencionais, com o intervalado, não há recuperação passiva durante o treinamento; não há pausa para descanso, apenas a alternância da velocidade e consequentemente sua sensação de esforço.

Classicamente, o Fartlek alterna ritmos variados dentro de um mesmo treino. Ou seja, ora você corre mais rápido, ora você corre mais lento, sem muita rigidez quanto ao tempo de intensidade mais alta e mais baixa. Obviamente, o formato de tempo/distância (Ex: 5’/5′ ou 500m/500m) vai depender do seu objetivo e de qual época da periodização você se encontra.

O Fartlek também pode ser feito como uma alternância de terrenos, por exemplo, asfalto/areia ou plano/subida ou asfalto/trilha, desde que você consiga diferenciar a sensação de esforço, já que o ritmo obviamente será outro.

 

Como fazer?

 

Geralmente quem pratica o fartlek opta por uma das três seguintes formas:

  • Variando o ritmo e a distância de acordo com a disposição do próprio corredor, além de alternar o terreno, entre subidas, descidas, planos, areia e trilhas;
  • Variando o ritmo de acordo com a distância ou tempo determinados pelo treinador;
  • Realizado em grupo de corredores (de preferência do mesmo nível de preparo) onde há uma alternância de líder e cada um imprime o ritmo desejado.

Benefícios do Fartlek

 

Além de melhorar a capacidade aeróbia e anaeróbia, o fartlek permite queimar mais calorias do que outros treinos, já que mantém a intensidade sempre alta, ajuda o corredor a desenvolver a capacidade de mudar de ritmo, aumenta a resistência muscular e não é entediante, pois muda o tempo todo.

 

Adaptação do texto de Carolina Abrantes no site www.webrun.com.br

One Reply to “Fartlek: o que é e quais seus benefícios”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *