Andar de bicicleta pode ser uma das melhores decisões que você fará na vida. Quer você opte por subir em uma bicicleta por razões de saúde, para ajudar o meio ambiente, experimentar uma nova atividade ou até mesmo para complementar outro esporte, o ciclismo é muito divertido.

Depois de algum tempo na bicicleta, você pode descobrir que a única desvantagem de pedalar é que pode ser viciante!

E você não vai andar sozinho. Globalmente, mais pessoas possuem bicicletas do que carros – mais de 40% da população mundial – e esse número está crescendo a cada ano.

Se você ainda está em dúvida quanto a ingressar na comunidade global de ciclistas, neste artigo separamos 31 benefícios do ciclismo para sua saúde – extraídos de uma lista produzida por Daniel Atlas no artigo “101 benefícios do ciclismo | De acordo com um ciclista profissional”( https://www.rydoze.com/cycling-benefits/)

A melhor parte é que você só precisa escolher um para começar a pedalar – mas assim que você começar, todos os outros benefícios virão!

 

1. Constrói músculos

Andar de bicicleta é um treino sério para as pernas , e seus quadríceps, isquiotibiais e glúteos certamente responderão construindo novas fibras musculares para se adaptarem. Embora pedalar com baixa resistência construa músculos lentamente, você pode maximizar os ganhos e construir músculos mais rápido subindo ladeiras, pedalando em marchas mais altas ou incluindo intervalos de sprint em seu treino.

2. Corta gordura

Os exercícios aeróbicos, de baixa intensidade e consistentes são uma das maneiras mais eficazes de perder gordura corporal . Pedalar por uma hora ou mais a cada dia é suficiente para começar a perder gordura, e você pode maximizar a perda indo para uma seção de treinamento após jejuar por algumas horas – mas tome cuidado para não comer demais no final do passeio.

3. Fortalece suas pernas

Andar de bicicleta é muito mais divertido do que levantar pesos no porão, mas pode ajudá-lo a obter ganhos de força semelhantes na parte inferior do corpo. A melhor maneira de aumentar a força bruta , principalmente nos quadríceps, é trabalhar com a marcha mais alta – mas se você descer abaixo de 60 pedaladas por minuto, diminua a marcha para não esmagar as articulações dos joelhos.

4. Reduz seu estresse

Muitos atletas apontam para a “emoção do corredor” como um estado mental zen que vem do exercício, mas a mesma sensação de relaxamento pode ser encontrada no ciclismo. O ciclismo o força a regular sua respiração , respirar mais profundamente e se concentrar na tarefa que tem em mãos, em vez de no estresse de outras partes de sua vida.

5. Salva seus joelhos

A corrida e a maioria dos esportes coletivos que envolvem corrida, lentamente quebram as articulações dos joelhos com o tempo. O ciclismo, por outro lado, tem um impacto baixo nas articulações dos joelhos e, como resultado, é um esporte que você pode praticar mesmo na velhice. Certifique-se de encaixar sua bicicleta corretamente, pois um assento que é muito alto ou baixo pode causar ruídos ou extensão excessiva.

6. Fortalece os pulmões

Assim como você pode treinar os músculos das pernas, também pode treinar os músculos que se expandem e contraem os pulmões. Andar de bicicleta é uma ótima maneira de fazer isso, porque há muitas oportunidades para incluir intervalos em seus treinos ou para praticar o pico de uma colina e depois manter o esforço árduo. Esse tipo de treinamento pode ajudar a expandir sua capacidade pulmonar e ensiná-lo a movimentar o ar com mais eficácia.

7. Te dá ânimo

Demonstrou-se que até 30 minutos de ciclismo ou outro exercício aeróbico por dia melhora o seu humor subjetivo. Além disso, de acordo com um estudo, as pessoas que se exercitam rotineiramente têm uma chance menor de cair em depressão com a idade.

8. Reduz a ansiedade

Andar de bicicleta reduz os níveis de estresse em até 40% e, como resultado, pode manter a ansiedade sob controle. Ao manter sua mente na estrada à sua frente, em vez de nos aspectos do trabalho ou da vida que o estão incomodando, o ciclismo pode fornecer uma pausa mental muito necessária.

9. Alonga

O movimento do ciclismo força você a estender músculos específicos da parte inferior do corpo que não costumam ser alongados, como os glúteos e os flexores do quadril. Esse alongamento pode aumentar sua amplitude geral de movimento e flexibilidade. No entanto, também é importante lembrar de alongar esses músculos após as pedaladas para que não contraiam depois de se expandir.

10. Melhora o sono

Descobriu-se que a diminuição do condicionamento físico está relacionada aos níveis de insônia em homens e mulheres, por isso é importante ficar em forma para ter a melhor chance possível de uma boa noite de sono . Andar de bicicleta, em particular, é uma ótima maneira de colher os benefícios do sono induzido por exercícios, pois reduz a ansiedade e mantém o peso baixo, fatores que parecem contribuir para a insônia.

11. Aumenta sua libido

Construir seu sistema cardiovascular é uma ótima maneira de aumentar seu desejo sexual e neutralizar o envelhecimento. Nos homens, os atletas podem ter o impulso sexual de não atletas até cinco anos mais jovens e um estudo descobriu que os homens com mais de 50 anos que pedalam pelo menos três horas por semana têm 30% menos probabilidade de sofrer de impotência. Nas mulheres, o exercício cardiovascular pode atrasar a menopausa por vários anos.

12. Mantêm o coração saudável

Pular de bicicleta pode reduzir drasticamente o risco de doenças cardíacas . Um estudo descobriu que andar de bicicleta regularmente pode diminuir sua chance de desenvolver problemas cardíacos em 50%, enquanto outro estudo descobriu que aqueles que pedalam apenas 20 milhas por semana têm metade do risco de doenças cardíacas do que as pessoas que não se exercitam.

13. Trabalha os pulmões

O exercício cardiovascular regular pode ajudar a manter os pulmões saudáveis , ensinando-os a movimentar o ar com mais eficiência. Respirar com dificuldade força os músculos que se expandem e contraem os pulmões a trabalharem mais , o que pode diminuir o risco de perder a função pulmonar com a idade.

14. Melhora seu colesterol

O exercício aeróbico, como andar de bicicleta, é uma das melhores maneiras de aumentar o colesterol HDL – o colesterol bom – e diminuir o colesterol LDL – o colesterol ruim. Apenas dois meses de ciclismo regular a uma intensidade que aumenta sua freqüência cardíaca, mas não o deixa sem fôlego, é o suficiente para aumentar seu colesterol HDL em 5% .

15. Luta contra o câncer

O exercício em geral pode reduzir o risco de câncer, mas os estudos se concentraram no ciclismo, em particular, como um dos melhores esportes para reduzir o risco de câncer . Um estudo em particular analisou os usuários de bicicleta e descobriu que ir de bicicleta para o trabalho pode reduzir em 45 as chances de desenvolver câncer .

16. Controla o diabetes

Pessoas com diabetes tipo II geralmente apresentam má circulação na parte inferior do corpo, o que pode causar inchaço nos pés. Andar de bicicleta é uma ótima maneira de ajudar a aumentar o retorno do sangue da parte inferior do corpo, reduzindo o inchaço e a dor nos pés. Como o ciclismo também consome glicose nas células musculares , ele também pode ajudar as pessoas com diabetes a regular o açúcar no sangue.

17. Aumenta o poder do seu cérebro

O ciclismo não apenas constrói vasos sanguíneos nos músculos das pernas – também os constrói no cérebro . Como resultado, andar de bicicleta regularmente pode melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, o que pode ajudar a reabastecer os neurônios envolvidos no processamento do pensamento e na memória.

18. Faz comer frequentemente

O ciclismo pode queimar as reservas de gordura e açúcar do seu corpo rapidamente, exigindo que você coma pequenas porções com frequência para repor as energias durante as viagens longas. Esse mesmo hábito de comer pequenas porções com frequência , em vez de porções grandes que causam dor de estômago de uma vez, também pode ajudar o trato digestivo a funcionar mais suavemente fora da bicicleta.

19. Melhora sua pressão arterial

Qualquer médico dirá que a pressão alta é um fator de risco para um ataque cardíaco. Eles também dirão que o ciclismo é um dos melhores exercícios para reduzir a pressão arterial, pois ajuda o corpo a fazer o sangue circular das pernas de volta ao coração.

20. Te deixa viciado (no bom sentido)

Para algumas pessoas, o ciclismo é mais do que um esporte divertido – é um vício. Mas andar de bicicleta é um vício positivo , que pode ajudar a substituir ou evitar o desenvolvimento de outros vícios menos benevolentes e que pode adicionar satisfação significativa à sua vida diária.

21. Deixa você sintonizado com seu corpo

Andar de bicicleta, especialmente em um nível competitivo, requer que você entenda todos os sinais diferenciados que seu corpo fornece sobre humor, fadiga, estresse e esforço. Ajustar-se para reconhecer esses sinais pode ser útil para avaliar e adaptar sua vida diária, por exemplo, ao estresse no trabalho ou doença.

22. Te deixa mais jovem

Um estudo da Universidade de Stanford descobriu que andar de bicicleta regularmente pode reduzir os sinais de envelhecimento , protegendo a pele dos raios ultravioleta prejudiciais . O segredo é que o aumento da circulação permite que as células da pele recebam nutrientes e eliminem as toxinas – lembre-se de passar o protetor solar ao sair para passear.

23. Regula sua digestão

Andar de bicicleta também trabalha os músculos internos do corpo – os que circundam o trato digestivo. Os ciclistas evacuam com mais frequência. Isso pode não parecer um benefício, mas na verdade reduz a sensação de inchaço, pode resultar em fezes mais moles e fáceis de evacuar e pode reduzir o risco de câncer do trato digestivo.

24. Mantém as doenças sob controle

O exercício aeróbico pode ser um estímulo significativo para o sistema imunológico, graças ao aumento da circulação que ele proporciona. Um estudo descobriu que pessoas que se exercitavam cinco dias por semana tinham mais de 40% menos probabilidade de pegar resfriado comum em comparação com pessoas que não se exercitavam e, quando ficavam doentes, relatavam sintomas 30% menos graves em comparação com não-atletas.

25. Melhora a estrutura óssea

Os exercícios de resistência são uma das melhores maneiras de melhorar a densidade óssea e combater a osteoporose com a idade. Empurrar e puxar os pedais da bicicleta trabalha os músculos das pernas, que por sua vez trabalham os ossos e sinalizam ao corpo para manter a estrutura óssea.

26. Faz viver mais

Ao reduzir o risco de alguns dos assassinos mais comuns – acidentes de carro, doenças cardíacas e pulmonares e câncer, o ciclismo pode realmente ajudar a esticar sua vida . Numerosos estudos observando diretamente a expectativa de vida descobriram que os ciclistas tendem a viver mais do que os não atletas, em média cinco anos a mais para os homens e quatro anos para as mulheres.

27. Trata artrite

O ciclismo envolve um movimento de baixo impacto que o torna uma ótima opção para fortalecer os músculos, mesmo quando a maioria dos outros esportes causa dor. Um estudo recente descobriu que, por causa disso, o ciclismo pode retardar o desenvolvimento da artrite e reduzir seus efeitos em pacientes que apresentam dores nos joelhos da artrite.

28. Auxilia na gestação

Praticar exercícios durante a gravidez traz vários benefícios tanto para as mães quanto para os recém-nascidos. Vários estudos descobriram que os exercícios podem reduzir o risco de cesarianas e complicações perigosas durante o parto, como a pré-eclâmpsia. Filhos de pais que praticam exercícios também apresentam risco 50% menor de obesidade.

29. Induz a hidratação

Uma boa hidratação pode promover a saúde cardiovascular , manter as articulações e os músculos em ordem e ajudar a regular a temperatura corporal. Andar de bicicleta é uma ótima maneira de manter a hidratação como parte de sua rotina, já que dar o melhor de si dentro e fora da bicicleta obriga você a beber muita água.

30. Te mantém acordado

Estudos descobriram uma forte ligação entre exercícios regulares e redução da fadiga. Em um exemplo, os participantes do estudo que pedalaram em baixa intensidade por 20 minutos diários relataram sensações de fadiga com 65% menos frequência do que os participantes que não fizeram exercícios. Embora o mecanismo para isso não esteja claro, os pesquisadores acreditam que pode ser porque a estimulação fornecida ao sistema nervoso dura mais do que o treino em si.

31. Melhora a postura

A postura correta é muito importante ao andar de bicicleta. Afeta não apenas o conforto durante viagens longas, mas também a velocidade na estrada e o risco de desenvolver lesões. Embora o desenvolvimento de uma boa postura na bicicleta exija um pouco de prática, essa melhora na postura se traduzirá em todos os aspectos da sua vida e pode reduzir o risco de dores nas costas.

 

Andar de bicicleta tem muitos benefícios, e qualquer um deles pode ser motivação suficiente para subir em uma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *